Como um daltônico enxerga o mundo

Você já deve ter feito aquele teste de daltonismo que fazem nas escolas. Uma bola cheia de bolinhas e se você não enxergar um caminho dentro dela você provavelmente tem daltonismo. Tá, mas aquilo é muito chato.

Um blogger daltônico fez uma coleção de fotos que foram passadas por um filtro que simula as cores enxergadas por uma pessoa dantônica. Assim você pode ter uma idéia de como uma pessoa daltônica enxerga. Para ele, todos pares de imagem parecem iguais.

Daltonismo - Semáforo

Acesse o site: blindness

Postado em fotos, inútil

13 Comments

  1. Eric
    Posted December 12, 2007 at 2:37 pm | Permalink

    uahauahua, eu so daltonico + n tenho dificuldade d ver o vermelho tao grande assim, e o verde pra mim tbm eh dificil 1 poko d diferenciar do amarelo xDD

  2. Khaixzer
    Posted December 14, 2007 at 9:38 pm | Permalink

    Pô, legal!

    Eu sempre quis saber como um daltônico via! ^^

    =D

  3. Perivaldo Jocove
    Posted December 17, 2007 at 9:41 pm | Permalink

    Não vi diferença nas fotos…

  4. Sligowaths
    Posted December 17, 2007 at 9:43 pm | Permalink

    Perivaldo,
    Vai ver que você é daltônico e ainda não sabe o.O

  5. Anonymous
    Posted December 20, 2007 at 3:14 am | Permalink

    Eu descobri que sou daltônico a 13 dias e não sou do tipo seletivo que enxerga alguma cor,sou do tipo daltônico escala de cinza,só identifico as coisas por causa do contraste e no sinal existem tres cinzas então quando o debaixo está com mais contraste o sinal está aberto e assim por diante,a vantagem de ser daltonico escala de cinza é a visão superior a noite já que eu identifico as “cores” só pelo contraste!

  6. Eric
    Posted December 20, 2007 at 11:54 am | Permalink

    É provado que os daltonicos têm realmente alto nível de percepção óptica em quesito contraste, eu mesmo sou daltônico e, assim como não vejo coisas que meus amigos vêem, de noite eu vejo muito mais do que qualquer um deles vê (como por exemplo, sempre tive faciliidade de ver sem laterna no mato escuro nas idas ao acampamento quando jovem)
    Acho que uma possível explicação para este fenômeno é a de que nos meu olhos há predominância de células muito sensíveis à luminosidade chamadas bastonetes, elas atuam em ambientes com pouca luz onde as células chamadas cones (que servem na percepção de cores) não são eficientes. Os bastonetes são aproximadamente 100 vezes mais sensíveis que os cones, fazendo com que, desta forma, diferenças entre um azul mais claro ou mais escuro sejam mais notáveis entre indivíduos portadores de daltonismo.

    Um teste interessante que se pode fazer para confirmar isso é um curioso teste de daltonismo. Este constitui-se de uma figura na qual há escondida uma imagem ou número; mas os pessoas normais NÃO deveriam ver imagem escondida alguma; os daltônicos, porém, com facilidade maior em notar variações em luminosidade, conseguem ver figuras inserida nas imagens que se destacam do resto da composição exibida.

    link para o teste (axo que ironicamente seria de valia postá-lo como uma inutilidade): http://www.cs.unm.edu/~aaron/creative/colorTest.htm

    PS.: Caso você efetivamente consiga ver algo mas sabe que não é daltônico, ou pelo menos nunca achou que fosse, isso não é uma precisa indicação ou diagnóstico desta doença já que, em certos tipos de monitores como de LCD é possivel haver mudanças na imagem que podem acarretar numa facilidade para ver ligeiras diferenças no contraste. Além disso às vezes há pessoas de visão normal que também vêem ligeiras diferenças no contraste como os daltônicos.

  7. Anonymous
    Posted December 24, 2007 at 2:53 am | Permalink

    Aki em casa só eu consegui ver!!!
    A primeira tem um numero 6 e a segunda tem um circulo está certo???

  8. ana
    Posted February 19, 2008 at 11:37 pm | Permalink

    Nao precisava falar a resposta né anonymous… logo abaixo das fotos ha link pra ver a resposta. Eu devo ter concepçao melhor de contrastes, pois nao sou daltonica e consegui ver o algo mais…

  9. Fernanda
    Posted February 21, 2008 at 3:59 pm | Permalink

    Nossa que legal eu consegui enxergar…
    nossa eu sempre tive a curiosidade de saber como um daltônico enxerga então esolvi procurar…
    foi um pouco deificil encortar até que encoteri e descobri muito masi do que eu queria putz! muito legal… =D

  10. carlos
    Posted May 11, 2008 at 8:42 pm | Permalink

    oooo q estranho eu concigo ver o 6 eo circulo mas tenho muita dificuldade de diferenciar as cores, alguém sabe se eu sou daltonico ou nao. alguem pode me responder obrigado

  11. fabio
    Posted June 19, 2008 at 5:29 pm | Permalink

    como consigo um livro que serve para teste de daltonismo

  12. Aline
    Posted December 28, 2008 at 11:17 am | Permalink

    nuss eu vi certinho!
    eu ja sabia que era daltonica.
    o pior de ser daltonica foi descobrir que eu tenho umonte de blusas vermelhas O/

    .mas ate que nem atrapalha a vida ^^
    eu só nao vejo vermelho e confundo verde com azul, e tbm as 3 cores.

  13. Anonymous
    Posted January 7, 2009 at 10:05 am | Permalink

    Não tenho daltonismo, mas consegui ve um 6 na 1ª imagem, depois configurei o monitor LCD pra ‘contraste dinâmico’ e o 6 “desapareceu”. Ou seja, é possível uma pessoa com visão normal enxergar o 6, desde que o contraste do monitor esteja mal ajustado